QUESTÕES SOBRE A CLT

    

                        É PRATICANDO QUE SE APRENDE QUESTÕES SOBRE A CLT
HOME  -  ÍNDICE

DD

 

QUESTÕES SOBRE A CLT


       



QUESTÕES SOBRE A CLT


      EXERCÍCIOS SOBRE A CLT

01- conceitue empregador:

r: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço

2- (QUESTÕES SOBRE A CLT) conceitue empregado:

r: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

3- cite duas categorias de trabalhadores que Não são abrangidos pela CLT:

r: os funcionários públicos da União, dos Estados e dos Municípios e aos respectivos extranumerários em serviço nas próprias repartições; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.079, 11.10.1945) e o servidores de autarquias paraestatais, desde que sujeitos a regime próprio de proteção ao trabalho que lhes assegure situação análoga à dos funcionários públicos. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.079, 11.10.1945)

4- (QUESTÕES SOBRE A CLT) Com relação aos trabalhadores urbanos, O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve e quanto tempo?

r: 5 anos

 

5- o empregador fornecerá ao empregado, no ato da admissão, documento do qual constem:

r: a data da admissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de seu pagamento; (Incluído pelo Decreto-lei nº 926, de 10.10.1969)

6- (QUESTÕES SOBRE A CLT) A Carteira de Trabalho e Previdência Social será emitida por que órgão?

r: pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou, mediante convênio, pelos órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 926, de 10.10.1969)

7- A Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS será fornecida mediante a apresentação de que documento?

r: qualquer documento oficial de identificação pessoal do interessado, no qual possam ser colhidos dados referentes ao nome completo, filiação, data e lugar de nascimento.

8- (QUESTÕES SOBRE A CLT) não sendo fixado expressamente outro limite, A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá a quantas horas?

r: 8 horas

9- Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda que tempo?

r: 25 horas semanais

10- Com base na CLT, O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido em que casos?

r: por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares

11- (QUESTÕES SOBRE A CLT) Nos serviços permanentes de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo), a cada período de 90 (noventa) minutos de trabalho consecutivo corresponderá um repouso de quanto tempo?

r: 10 minutos

12- Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de pelo enos quantos por cento?

r: 20%

13- (QUESTÕES SOBRE A CLT) Segundo a CLT, considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre que íntervalo do dia?

r: 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.

14- É de quantos quilos o peso máximo que um empregado pode remover individualmente?

r:  60 quilos

15- Nas empresas que explorem o serviço de telefonia, telegrafia submarina ou subfluvial, de radiotelegrafia ou de radiotelefonia, fica estabelecida para os respectivos operadores a duração máxima de quanto tempo de jornada diária de trabalho?

r: 6 horas

________________________________________________________

 


                            

 

 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

                                     

DD