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HISTÓRIA TESTES



 

 TESTES DE HISTÓRIA 
   

 

TESTES DE HISTÓRIA - FAÇA MUITAS QUESTÕES DE HISTÓRIA

             

Faça milhares de exercícios de História e fortifique seus  conhecimentos nessa matéria que está presente em muitos concursos.

HISTÓRIA TESTES


1) No início do século XX, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha. Sobre este período, analise os itens seguintes e marque a alternativa CORRETA:

I - A arquitetura das edificações da cidade não sofreu influência deste Período;
II - Inúmeras famílias europeias foram recebidas no Período da Borracha;
III - Na época do Ciclo da Borracha, Belém ficou conhecida como Paris n'América.

a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Todas as alternativas estão erradas.
c) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
e) Apenas as alternativas II e III estão corretas.


2) (HISTÓRIA EXERCÍCIOS) Analise as alternativas que tratam da colonização de Belém e marque a única alternativa ERRADA:

a) No início da Colonização de Belém, época da fundação da cidade, os índios Tupinambás eram os habitantes nativos da região.
b) Os portugueses, após manterem os primeiros contatos com o silvícolas, passaram a formar parceiras com os mesmos mediante pagamento de remuneração.
c) Os portugueses religiosos tiveram relevante participação na colonização de Belém através do processo de catequização dos índios.
d) Após o término da construção do Forte do Presépio, os Portugueses iniciaram o processo de colonização de Belém.
e) Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco foi encarregado pela coroa Portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os corsários Holandeses e Ingleses.


3) Antes da segunda Guerra Mundial a economia brasileira baseava-se na produção de produtos agrícolas. Com a guerra, várias medidas visando o desenvolvimento econômico foram tomadas, entre as quais:

a) estímulos ao desenvolvimento da monocultura.
b) empréstimos financeiros com baixos juros, objetivando a importação de matrizes para melhorar e incrementar a pecuária.
c) forte presença do Banco do Brasil junto aos latifundiários para explotação do cacau para a exportação.
d) limitação das importações e desenvolvimento de um programa de eletrificação.
e) estímulo à implantação de manufaturas de artigos de consumo imediato.


4) (HISTÓRIA EXERCÍCIOS) Ao estudar a presença africana no Brasil, o professor deve destacar:

I. a permanência, a importância de ser negro, de ter consciência da contribuição de sua raça à nação brasileira e seus progressos econômicos e sociais.
II. diferenças e rupturas com o passado, enfatizando a situação da escravidão dos negros no passado e a liberdade conquistada desde o final do séc. XIX.
III. o Tráfico negreiro, justificado pelo grande atraso cultural, dos africanos em relação aos europeus que, devido à superioridade cultural, não considerava o africano como elemento civilizado.
IV. o significado do conceito de liberdade no imaginário social à época da escravidão.

Estão CORRETAS:

a) somente I, II e III.
b) somente I, III e IV.
c) somente II, III e IV.
d) somente I, II e IV.
e) I, II, III e IV.


5) “O que se formou em 1822 foi o Estado brasileiro. A nação (no seu sentido contemporâneo), isto é, uma unidade mínima de interesses, uma igualdade mínima entre os cidadãos perante a lei, o desejo de permanecer como membros de uma mesma unidade política, foi algo que os governantes foram criando com o tempo, simultaneamente com a formação do território por meio de conflitos e tratados, chegando ao que é hoje.” (MONTELLATO, A. et al. História temática. São Paulo: Scipione, 2002, p, 162)

MARQUE A ALTERNATIVA que apresenta um dos fatores que justifica a frase “O que se formou em 1822 foi o Estado brasileiro e não a nação brasileira”.

a) No início do Império, apesar de várias revoltas, nenhuma delas tentou se desligar do território brasileiro e formar novos países.
b) A aliança entre o grupo de D. Pedro e os proprietários e comerciantes impediu as divergências políticas com a Metrópole portuguesa.
c) Na época, não existiam diferenças regionais e o contato econômico e cultural entre as regiões era bastante movimentado.
d) O grande abismo entre ricos e pobres e entre ricos, homens livres e escravos não possibilitava que todos se imaginassem tendo os mesmos direitos.
e) Os habitantes do Brasil de diversas origens e culturas formavam um só corpo, uma só unidade.



6) (HISTÓRIA EXERCÍCIOS) Entre o final do século XIX e início do XX, transformações na estrutura econômica, política e social do Brasil provocaram uma série de manifestações de resistência no campo a ponto de surgir inúmeras mortes de soldados e, sobretudo, de civis. Entre elas podemos citar as revolta: dos Muckers (1874); de Canudos (1893-1897) e do Contestado (1912). Sobre esses levantes, é correto afirmar que:

a) de conotação messiânica; os movimentos tiveram presença maciça de protestantes alemães, à exceção de Canudos, e reivindicavam o direito a livre manifestação de suas religiosidades;
b) os movimentos dos Muckers e do Contestado defendiam a volta do regime monárquico, pois representavam os interesses conservadores das oligarquias insatisfeitas com a República e com o fim da escravidão;
c) assim como ocorreu com Canudos, fartamente descrito por Euclides da Cunha em “Os Sertões”, Contestado e Muckers também foram apropriadamente e fortemente analisados por diversas obras literárias e adaptados para indústria cinematográfica.
d) o movimento do Contestado tinha como um de seus motivos a disputa de terras entre os estados do Paraná e de São Paulo;
e) Embora esses movimentos não tenham colocado efetivamente em perigo a ordem constituída, todos foram violentamente perseguidos e sufocados pelas forças legais do governo.


7) (HISTÓRIA EXERCÍCIOS) Instruções: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 37 e 38.
O princípio pedagógico da “interdisciplinaridade” é aqui entendido especificamente como a prática docente que visa ao desenvolvimento de competências e de habilidades, à necessária e efetiva associação entre ensino e pesquisa, ao trabalho com diferentes fontes e diferentes linguagens, à suposição de que são possíveis diferentes interpretações sobre temas/assuntos.
(Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Ciências Humanas e Suas Tecnologias − História. Brasília, MEC-SEB, 2006. p. 68)

Todos os países decentes demonstram o mais entranhado amor à cultura do povo; e seus governos tudo fazem para desenvolver a indústria do instrumento fundamental da cultura, que é o livro. E os que a têm incipiente chegam a conceder ao livro favores excepcionais. Entre nós, o contrário. País onde se protegem de maneira escandalosa todos os artigos industriais (...) o Brasil abre exceção para a indústria básica da cultura. Para todas as outras, protecionismo escandaloso. Para a do livro, protecionismo ainda, sim, porém às avessas a favor da de fora, contra a de dentro...


(Lobato, Monteiro. Mr. Slang e o Brasil e Problema vital)
De acordo com as Orientações Curriculares, o fragmento da obra de Monteiro Lobato pode ser utilizado nas aulas de História e revela a posição de um escritor em sua época, que se manifesta:

a) favorável à importação de livros para ampliar a atividade de leitura da população brasileira, pobre, inculta e carente de informações, como medida compensatória das necessidades internas.
b) contrário à escandalosa ampliação do mercado livreiro nacional, já que o aumento do consumo de livros prejudicaria as necessidades básicas da população.
c) preocupado com o baixo consumo de livros, pois Lobato era um autor extremamente produtivo e buscava ampliar suas relações com a indústria editorial.
d) crítico acerca da falta de incentivo governamental à indústria editorial no Brasil e defesa de uma política protecionista que colocasse o livro no mesmo patamar de outros produtos nacionais.
e) indiferente aos problemas da indústria editorial do país, preferindo a ampliação da leitura de livros estrangeiros, em diversas línguas, considerados melhores que os nacionais.


8) (HISTÓRIA EXERCÍCIOS) Assinale a afirmativa correta:

a) O príncipe de Nicolau Maquiavel foi à principal obra utilizada para defender o absolutismo na idade média, na obra ele afirmava que para manter o poder podia-se usar qualquer meio mesmo que amoral para este fim desde que não fosse ilícito.
b) No Absolutismo, o rei concentrava todos os poderes. Criavam leis sem-autorização ou aprovação política da sociedade, impostos e taxas, mas não agia em assuntos religiosos.
c) Thomas Hobbes foi um critico voraz do absolutismo e do chamado poder absoluto dos reis, sua famosa obra o Leviatã, narra como o estado tomado pelo povo Raí derrubará os reis como se fosse uma besta feroz e mitológica.
d) Em alguns países como a Espanha a centralização do poder foi fundamental para a unificação política que ocorreu com o casamento da rainha Isabel de Castela com o rei Fernando de Aragão.
e) Uma das desvantagens do absolutismo foi que praticamente extinguiu as forças militares dos países, temendo um golpe de estado, usando sempre tropas de mercenários que eram mais baratos para a coroa.


9) Em sua obra Guernica, o pintor espanhol Pablo Ruiz Picasso reflete com intensa dramaticidade:

a) As lutas dos soldados norte-americanos para expulsar as tropas alemãs da cidade espanhola de Guernica na Segunda Guerra Mundial.
b) Os conflitos entre nacionalistas e socialistas, que travaram sangrentas batalhas na cidade de Guernica, para enfraquecer as tropas do ditador Manuel Azanã Diaz, que chefiou um golpe de Estado para derrubar o governo do general Franco.
c) As operações de bombardeios realizadas pela aviação soviética sobre a cidade de Guernica na Segunda Guerra Mundial.
d) Os bombardeios realizados pela aviação alemã que destruíram a cidade de Guernica na Guerra Civil Espanhola.
e) Os conflitos em prol da anexação da cidade espanhola de Guernica pela União Soviética, que causaram o bombardeio da cidade no auge da Guerra Fria.


10) (HISTÓRIA EXERCÍCIOS) De acordo com a Lei Nº 4.898, de 09/12/65, que regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, nos casos de abuso de autoridade, ”o abuso de autoridade sujeitará o seu autor à sanção administrativa, civil e penal”.

Sobre o enunciado, podemos afirmar que:

a) a sanção administrativa consistirá apenas em repreensão, não sendo necessário verificar a gravidade do abuso cometido.
b) a sanção penal consistirá em multa, detenção por dez dias a seis meses, perda do cargo e a inabilitação para o exercício de qualquer outra função pública por prazo até três anos.
c) as penas previstas no que tange a sanção penal não poderão ser aplicadas autônoma ou cumulativamente.
d) a sanção civil, caso não seja possível fixar o valor do dano, consistirá na substituição pela sanção administrativa de repreensão.

 


 

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